Calvície

A calvície é uma forma muito comum de queda de cabelo, caracterizada pela perda progressiva de pelos em determinadas áreas do couro cabeludo. Apesar de mais frequente entre os homens o problema também pode afetar as mulheres.

“Mas as causas são diferentes e as áreas do couro cabeludo afetadas também”, afirma a dermatologista do hospital Albert Einstein dra. Selma Hélène. O problema pode começar em qualquer idade a partir da adolescência. “Em geral surge na segunda e terceira década de vida e entre a quinta e sexta décadas”, afirma a dermatologista.

A queda de cabelos nos homens e mulheres é determinada pela predisposição genética associada aos hormônios. Alguns sinais devem ser observados para o diagnóstico do problema. “A queda de cabelo deve ser diferenciada pelo dermatologista por meio do exame clínico, histórico do paciente e exames complementares quando necessários.”

O paciente deve buscar ajuda quando a queda começa a ser persistente, o volume dos cabelos diminui e as áreas do couro cabeludo passam a ser visualizadas mais facilmente.

Prevenir a calvície é possível, mas, segundo a sra. Selma, depende da “forma” do problema , do histórico familiar e tempo de evolução. “Há graus diferentes de acometimento”, ressalta a dermatologista. Reverter o quadro “dependerá do tempo de aparecimento do quadro, da extensão e das causas associadas.”

Cabelo = pelo

O cabelo nada mais é do que um pelo. O fio de cabelo pode durar entre três e sete anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =