Como reduzir o consumo de açúcar adicionado aos alimentos

Acrescentado durante a fabricação de muitos produtos, ele favorece o desenvolvimento de doenças como diabetes e obesidade.

Sobremesa: reduzir o consumo diário ajuda a diminuir açúcares adicionados na alimentação

Excesso de açúcar na dieta  pode contribuir para a cárie dentária e para aqueles indesejáveis quilos acumulados em torno da cintura. Muitos alimentos contêm açúcares naturais, o que é geralmente suficiente para assegurar que o corpo tenha combustível para funcionar normalmente.

O preocupante é ingerir muito açúcar adicionado, que é acrescentado aos alimentos durante o processo de fabricação, alerta a Academia Americana de Médicos da Família.

Consumido em excesso, o açúcar adicionado favorece o aparecimento de doenças como  diabetes e obesidade. Portanto, as mulheres devem limitar o consumo de açúcar a 6 colheres de chá por dia (menos do que o encontrado em uma lata de refrigerante normal) e os homens a não mais do que 9 colheres de chá diárias, aponta a Associação Americana do Coração.

As duas academias oferecem as seguintes orientações para limitar a ingestão diária de açúcares:

Reduza a quantidade de sobremesas, guloseimas e doces assados consumidos por dia              Lanche usando alimentos saudáveis para o coração, como frutas e vegetais frescos, cereais integrais e proteínas magras              Beba água em vez de bebidas com adição de açúcar              Evite alimentos processados. A maioria é rica em gordura, açúcar e sal              Asse guloseimas com receitas que usam menos açúcar, ou cozinhe com algum substituto dele